Em 2022, apesar do uso obrigatório das máscaras no primeiro trimestre, a Fanfarra, a partir de Maio, retomou em pleno a sua atividade, sem quaisquer restrições.
Em 3 de setembro realizou-se um Festival de Fanfarras noturno na nossa Cidade, evento que estava previsto realizar em 2020 e pelos motivos que todos nós já conhecemos, só foi possível realizá-lo em setembro. Apesar da presença de cinco Fanfarras, deparámo-nos com a dificuldade de conseguir mais Fanfarras, facto que se deveu à data em questão, coincidindo com o período de férias, provocando desfalque de pessoas nas mesmas. Outra das razões foi a inatividade de muitas Fanfarras, consequência da pandemia, muitas talvez já não recomecem, outras só retomariam assim que fosse possível.
Na realização deste evento, integrado na Feira Nacional da Cebola (Frimor), a Fanfarra, além de estar fortemente envolvida, contou com a preciosa colaboração da Direção, Comando, Corpo de Bombeiros e alguns familiares dos músicos, para que esta atividade fosse um sucesso organizativo, o que proporcionou um grande espetáculo à população. Esta atividade teve como objetivo aproximar a Comunidade aos Bombeiros, para incentivar o voluntariado e a causa desta tão nobre Instituição, objetivo este, que foi amplamente alcançado.
Em 2022, a Fanfarra realizou oito serviços e mostrou indisponibilidade apenas para um.
Havendo condições para voltar à normalidade após a pandemia, os tradicionais serviços (Encontros de Fanfarras) começaram a aparecer. E ainda bem que apareceram, porque o bichinho tornou a despertar e a motivação voltou a renascer.
Solicitações de 2022
- 27/03/2022: Santiago do Cacém – “Encontro de Fanfarras” (Desfile e atuação);
- 30/04/2022: Ferreira do Zêzere – Aniversário da A. H. B.V. de Ferreira do Zêzere (Guarda de Honra e atuação);
- 15/05/2022: Alcabideche – “Encontro de Fanfarras” (Desfile e atuação);
- 19/06/2022: Ourém – “Encontro de Fanfarras” (Desfile e atuação);
- 03/09/2022: Rio Maior – “Encontro de Fanfarras” (Desfile e atuação);
- 10/09/2022 e 11/09/2022: Albufeira – “Encontro de Fanfarras” (Desfile e atuação);
- 08/10/2022: Camarate – “Encontro de Fanfarras” (Desfile e atuação); Indisponibilidade
- 06/11/2022: Rio Maior – “Feriado Municipal” (Desfile e pequena atuação);
- 08/12/2022: Rio Maior – Aniversário da A. H. B.V. de Rio Maior (Desfile, Guarda de Honra e atuação);
Durante todo o ano, a Fanfarra realizou 86 ensaios, muitos deles mais direcionados para o pessoal em formação, sobretudo durante os meses de Julho e Agosto, para os adaptar mais rapidamente no contexto da Fanfarra. Ao contrário do que aconteceu nos anos de 2020 e 2021, não houve limitações na realização dos ensaios e retomou-se o registo da assiduidade dos músicos.
O foco no trabalho – que são os ensaios e a formação técnica – será o sucesso das nossas prestações artísticas e por isso, vamos continuar a consciencializar todos os elementos constituintes da Fanfarra para o compromisso e o envolvimento.
Em 2022, quatro novos elementos começaram a sua formação inicial (um bombo e três caixas) e quatro regressaram após vários anos de ausência (quatro trompetes). Entretanto, perdemos quatro músicos, obtendo-se por isso, um saldo positivo de quatro, contrariando os últimos dois anos de variações negativas. A Fanfarra tem presentemente 44 músicos, entre músicos ainda em formação e músicos efetivos, e ainda uma criança (mascote) que aguarda atingir a idade mínima (oito anos) para iniciar a formação respetiva. Os músicos mais influentes mantêm-se e o futuro, para já, não está comprometido.
A Fanfarra conseguiu manter os níveis técnicos dos temas já existentes e implementou duas novas marchas de desfile mais complexas e uma nova marcha exibição.
Em 2023, a Fanfarra continuará a trabalhar de forma a garantir a performance técnica, para estar à altura nas prestações artísticas habituais quando solicitada. Irá executar uma nova marcha de exibição que já está a ser implementada.
Vamos manter a mesma linha de orientação, fazer com tranquilidade o nosso caminho e continuar a manter a persistência, a motivação, o rigor e a disciplina que nos caracterizam.
Todos nós sentimos orgulho em representar esta Instituição, que nos merece o máximo respeito e por isso, fazemo-lo de forma voluntária e espontânea.
Para finalizar, a Fanfarra agradece de forma muito especial às pessoas que constituem a Direção e o Comando pelo apoio, colaboração, incentivo e carinho sempre presente e por tudo o que nos proporcionam, garantindo sempre as condições necessárias para a Fanfarra desempenhar de forma exemplar a sua missão. Da mesma forma, agradecemos o apoio e o estímulo, do Corpo de Bombeiros, Quadro de Honra, Secção Desportiva, Núcleo de Dadores de Sangue e dos Bombeiros sem Farda.
“UNIDOS MARCAMOS A DIFERENÇA”
O Maestro
Cristiano Pestana